Power Rangers existe graças ao Homem-aranha? - Nasca de Bacana

Últimas

01/06/2017

Power Rangers existe graças ao Homem-aranha?


Na década de 70, a Marvel fez um acordo com a Toei, produtora dos atuais Super Sentais e Kamen Riders e vários animes.. Sentai era um grande hit no Japão entre as décadas de 1960 e 1970.

Stan Lee viu essa oportunidade para trazer o conceito de Sentai para a América, em troca, ele "emprestou" alguns personagens mais icônicos das HQs da Marvel para a Toei fazer o que quisesse. O acordo entre a Toei e a Marvel criou quatro shows: O infame Homem-Aranha japonês (Supaidaman), assim como três séries de Sentai chamadas Battle Fever J, Denshi Sentai Denjiman e Taiyo Sentai Sun Vulcan, mas o que marcou a história dos Sentais foi a introdução de um robô gigante em Homem-Aranha, o Leopardon, a Toei adaptou o conceito para todas as série de Sentai desde então, aumentou a escala da ação e tornando todo o gênero em “Super Sentai”.


A série contava a história de Takuya Yamashiro (não é Peter Parker), um motociclista que recebe super-força , habilidade, teia e a capacidade de escalar paredes de Garia, do planeta Spider, para enfrentar a Iron Cross Army.

O acordo, no entanto, não foi adiante, a falha de Homem-Aranha fez Stan Lee hesitar em conceder mais personagens para a Toei; a tentativa de adaptar Sun Vulcan para a América fracassou, levando o acordo entre a Marvel e a Toei acabar definitivamente. Toei se saiu bem graças a Marvel, pois os Sentais se tornaram muito populares no Japão.

Apesar de vários Super Sentai terem alcançado o resto do mundo na década de 80, nenhum deles chegou aos EUA ainda. Diferente dos planos da Marvel para Taiyo Sun Vulcan, a nova adaptação teria que ser algo muito mais extensivo do que dublar um dos shows da toei em Inglês. Aí surge Haim Saban.

Haim Saban, o diretor da Saban Entertainment, oferecendo à Toei uma parceria para exibir Kyoryu Sentai Zyuranger (1992) nos EUA. Ele se surpreendeu com os Sentais depois de ver Bioman(1985), mas Saban não queria o show completo, sua intenção era usar as cenass de ação de todos os 50 episódios de Zyuranger, para construir uma série de ação em torno dessas cenas com atores americanos, e obviamente, deter os direitos do novo nome.


A Saban Entertainment removeu a maioria do enredo de Zyuranger e desenvolveu uma história completamente diferente com apenas as as cenas de ação. Zyuranger não era sobre pessoas modernas se tornando super-heróis, mas sobre humanos de uma civilização ancestral que existiu durante o tempo dos dinossauros. Os "rangers" foram deixados em um estado de suspensão motora após selar a bruxa Bandora, para acordar no Japão da década de 90 após a fuga da feiticeira. Cada um representa uma “Bestas Guardiãs” pré-histórica, cujos trazia robôs-dinossauro gigantes.

A Saban usou as cenas de ação iria economizar dinheiro para a produção, e certamente, outros elementos de Zyuranger permaneceram, mas o novo show da Saban foi um sucesso porque pegou um pouco do sucesso da época: Jurassic Park.

Então juntou a febre de dinossauros da época, 5 pessoas comuns que ganham poderes do nada e usam um robô gigante com partes de dinossauros, a Saban colheu uma grande mina de de ouro que está viva até hoje,

Recentemente, o Supaidaman foi inserido definitivamente no universo da Marvel na HQ "Spider-verse" onde todas as versões do aranha apareceram para lutar juntos, inclusive o da Terra-51778 e seu destemido Leopardon.